NOTÍCIAS

1 de agosto de 2017

Programação cultural da Bienal de VR contará com atividades da Criativa Leitura

A Criativa Leitura vai promover duas ações na terceira edição da Bienal do Livro de Volta Redonda. A primeira acontece no dia 5/8, sábado, às 16h e será baseada na obra ‘O ET Zarolhinho no Planeta das Diferenças’. A contação da história marca o momento do autor do livro com o público infantil do evento. Já a segunda, direcionada ao público jovem e adulto, está agendada para o dia 6/8, domingo, às 10h e contempla um bate-papo do escritor e do editor de ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’. Todos os encontros possuem acesso gratuito.

 

Contação de histórias sobre o livro ‘O ET Zarolhinho no Planeta das Diferenças’, com o escritor, Marcio Marinho Nogueira

De acordo com Marcio Marinho Nogueira, o objetivo é extrapolar a contação da história, mergulhando no tema principal e nos exemplos de nossa sociedade. “Com recursos visuais, vamos falar das diferenças e destacar seus pontos positivos”, afirma.

A obra conta a história de um ET que mora no planeta Tudo Igual, onde todos são iguais, e de sua viagem ao planeta Terra, onde os habitantes são bem diferentes uns dos outros. A partir daí, o escritor narra as impressões do ET, abordando a temática da diversidade para as crianças. “Reconhecemos a importância da diversidade e destacamos a alteridade ao longo do texto, a convivência respeitosa entre as pessoas”, conclui Marcio.

Na Bienal do Livro de Volta Redonda, ‘O ET Zarolhinho no Planeta das Diferenças’ estará disponível no espaço da editora Criativa Leitura e o autor irá autografar após a atividade.

 

O livro a gente fez assim – Bate-papo com o autor e o editor de ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’

Segundo o editor do livro, Marcelo Wutke Nogueira, a atividade possui duas propostas: apresentar o processo criativo e produtivo, a partir de originais e provas de impressão; e abrir espaço para perguntas sobre o uso problemático de drogas, a temática do livro.

Para o escritor, Marcio Marinho Nogueira, que também é médico e possui 30 anos de experiência na área da dependência química, a ideia é promover uma conversa descontraída, em que o público possa tirar dúvidas. “É um assunto sério, um grave problema de saúde, mas queremos realizar um bate-papo leve, da forma que o livro se propõe a informar. Sem preconceitos e moralismos, contamos a história de um Mequinho que pode existir longe, perto, ou mesmo dentro de cada um de nós”, afirma Marcio.

Tendo os adolescentes como público-alvo principal, a segunda edição de A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço possui a temática do uso abusivo e dependente do álcool e outras drogas, com enfoque na prevenção. Por meio de textos breves e ilustrações interativas, o leitor é convidado a fazer uma “viagem” educativa pelo tema. As 120 páginas da nova edição do livro também receberam a revisão técnica de outros especialistas no assunto e, ainda, uma avaliação pedagógica.

Sessões de autógrafos já aconteceram em quatro cidades: São Paulo, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista e na 24ª Bienal Internacional do Livro; Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa do BarraShopping; Volta Redonda/RJ, na Livraria Veredas do Pontual Shopping; e Juiz de Fora/MG, na 1ª Bienal do Livro. Na Bienal do Livro de Volta Redonda, a obra estará disponível no espaço da editora Criativa Leitura e o autor irá autografar após o bate-papo.

 

Serviço:

Contação de histórias sobre o livro ‘O ET Zarolhinho no Planeta das Diferenças’, com o escritor, Marcio Marinho Nogueira

Dia: 5/8 (sábado).

Horário: 16h.

Público: crianças e seus pais.

 

O livro a gente fez assim – Bate-papo com o autor e o editor de ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’

Dia: 6/8 (domingo).

Horário: 10h.

Público: jovens e adultos.

 

3ª Bienal do Livro de Volta Redonda

3 a 6 de agosto de 2017

Condomínio Cultural, Volta Redonda/RJ. Endereço: Rua Sargento Paulo Moreira, 248, Volta Grande III.

A entrada é gratuita.

Página do evento: www.facebook.com/bienaldolivrovr

 

Clique aqui para saber mais sobre a participação da Criativa Leitura na 3ª Bienal do Livro de Volta Redonda.

Clique aqui para saber mais sobre a Criativa Leitura.

Clique aqui para outras informações do livro ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’.

Clique aqui para baixar a música de ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’.

Clique aqui e saiba como foi a participação da Criativa Leitura na 3ª Feira do Livro de Resende.

Clique aqui e saiba como foi a participação da Criativa Leitura na Bienal do Livro de Juiz de Fora.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

ENDEREÇO

Avenida Francisco Chrisostomos Torres, 110, Complemento 101, Bairro São Luís
Volta Redonda│RJ│27.286-440│Brasil

TELEFONE

+55 (24) 3212-2092

REDES SOCIAIS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta: das 9h às 12h e das 13h às 18h