NOTÍCIAS

24 de outubro de 2016

Criativa Leitura visita colégio e estabelece parceria para desenvolver projeto social

Na última sexta-feira, 21/10, a Criativa Leitura visitou o Colégio Professora Delce Horta Delgado, em Volta Redonda/RJ, para conhecer as iniciativas educacionais da escola ligadas à leitura, além de apresentar o projeto da editora ‘Escola da Leitura’. O encontro, que contou com a participação de professores(as), pedagogas e da direção, marcou o início de uma parceria para inaugurar a ‘Escola da Leitura’ com os alunos(as) do colégio.

DSC06712

A ‘Escola da Leitura’ tem o objetivo de oferecer gratuitamente oficinas e cursos ligados ao universo do livro. Criação, diagramação, produção gráfica, ilustração, poesia e prosa são exemplos de temas que serão contemplados inicialmente. O projeto, que é voltado para crianças e adolescentes já assistidos por instituições de apoio e também para estudantes de escolas públicas, visa despertar nos participantes o gosto pela literatura, incentivando-os a atuarem como agentes culturais em suas comunidades.

DSC06714

Para a professora do colégio, Carla de Souza Figueiredo, o projeto social da editora vai ao encontro da concepção que o Delce Horta possui sobre o trabalho com a leitura, uma proposta mais voltada para a produção de conhecimento e de arte. “A ideia de que fazer ler é papel da escola é verdadeira. Mas que pode e deve se transformar em uma ação que desperte bons sentimentos, como o prazer, a paixão pela leitura e pela arte como um todo”, afirma.

Já o sócio-diretor da Criativa Leitura, Marcelo Wutke Nogueira, destaca que a parceria também é fruto de uma relação mais antiga com o colégio: “nosso livro ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’, por exemplo, é utilizado em sala de aula desde a sua primeira edição”.

DSC05170

Sobre o trabalho com a história de Mequinho, a professora Carla revela que quando conheceu a obra pensou que já havia passado da hora de abordar o assunto da dependência de drogas na escola. Também encontrou no livro uma história de amor entre os personagens, além da abordagem de situações que os adolescentes vivem em suas famílias e entre os amigos. “É um livro que fala deles. E os meninos se identificam muito, principalmente porque a leitura se transforma em uma conversa informal (na sala de aula) em que eles podem expor seus pontos de vista sem julgamento moral. É uma experiência rica”, conclui.

DSC05174

Com o lançamento da segunda edição no início de 2016 e a pedido do colégio, a editora levou o autor do livro para um novo bate-papo com as turmas do oitavo ano. A iniciativa aconteceu por meio do ‘Livre Acesso à Leitura’, outro projeto social da Criativa Leitura que realiza eventos literários em escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.

O projeto ‘Escola da Leitura’ está previsto para começar no início do próximo ano letivo e vai acontecer em um espaço destinado para ele na sede administrativa da editora. Os(as) alunos(as) do Colégio Delce Horta vão fazer parte das primeiras turmas.

Clique aqui para ver mais fotos do bate-papo do autor com os alunos do Colégio Delce Horta.

Clique aqui para saber mais sobre a editora.

Clique aqui para outras informações sobre o livro ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’.

Clique aqui para baixar gratuitamente a música do livro ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

ENDEREÇO

Avenida Francisco Chrisostomos Torres, 110, Complemento 101, Bairro São Luís
Volta Redonda│RJ│27.286-440│Brasil

TELEFONE

No momento, contato por e-mail.

REDES SOCIAIS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta: das 9h às 12h e das 13h às 18h