NOTÍCIAS

13 de março de 2017

Criativa Leitura inaugura projeto social ‘Escola da Leitura José Luiz de Oliveira’

Cerca de 50 convidados prestigiaram a inauguração da ‘Escola da Leitura José Luiz de Oliveira’ no último sábado, 11/3, na sede da Criativa Leitura. O projeto social da editora tem o objetivo de oferecer gratuitamente oficinas e cursos livres para crianças e adolescentes de colégios públicos e/ou já assistidos por instituições de apoio. Com temáticas relacionadas ao universo do livro e da literatura, a iniciativa começa tendo a parceria do Colégio Municipal Professora Delce Horta Delgado.

Face I 04

Segundo o sócio-diretor da Criativa Leitura, Marcelo Wutke Nogueira, os(as) alunos(as) interessados(as) irão participar da Formação básica em Produção Literária, dividida em cinco módulos: Oficina de Criação Literária, Curso livre de Prosa, Curso livre de Poesia, Oficina de Ilustração para Livros e Curso livre de Editoração. “Pensamos em uma programação que contemplasse vários aspectos da cadeia produtiva do livro, para apresentar um panorama completo sobre o assunto”, conclui.

Face I 01

Entre os(as) professores(as) voluntários(as) escolhidos(as) para os módulos: José Huguenin, doutor em física e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ser escritor premiado em vários concursos literários; Regina Vilarinhos, poetisa, escritora e integrante da Academia Volta-redondense de Letras. É também curadora da Bienal do Livro de Volta Redonda; e Clóvis Lima, ilustrador, caricaturista, cartunista e chargista. “Fazer parte desse projeto é uma maravilha. É colocar a sementinha do livro como uma ferramenta para essas crianças de escolas públicas e de quem mais vier”, afirma Regina.

Face I 20

 

A diretora geral do Colégio Delce Horta, professora Elisângela Nogueira Ananias, também aposta bastante na parceria com a editora. “Acreditamos que será um sucesso e que os nossos alunos serão bem enriquecidos sobre esse universo do livro e da literatura”. Para a supervisora educacional do colégio, Elaine Pinto de Almeida, a inauguração de um projeto dessa natureza por uma editora é um marco nacional. “No Brasil acredito se tratar de algo inédito, é um trabalho de alma, de educação do ser, é emocionante”, destaca.

Face I 17

De acordo com a diretora pedagógica da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), Maria Cristina da Silva Roriz, a instituição tem um prazer muito grande em apoiar a iniciativa. “Nós acreditamos no poder de transformação da leitura na vida das pessoas e temos certeza de que esse projeto colherá bons frutos”. A Fundação é uma importante instância da educação municipal e também a responsável na parceria pelo transporte dos(as) alunos(as) entre o colégio e a editora.

Face I 18

O escritor e também sócio-diretor da Criativa Leitura, Marcio Marinho Nogueira, afirma que a ‘Escola da Leitura José Luiz de Oliveira’ é um projeto antigo, que vem sendo nutrido e pensado com muito carinho e profissionalismo. Marcio comenta ainda que a escolha do nome do poeta e escritor para patrono é uma justa homenagem. “O Sr. José Luiz foi uma pessoa muito importante para a literatura local. Entre várias ações, fundou o Grêmio Literário de Autores Novos de Volta Redonda (GLAN) e o grupo ‘Lobinhos da Poesia’ para jovens do bairro Belo Horizonte”, conclui. Para a filha de José Luiz, Eva Oliveira, a ideia é muito importante e mantém viva a memória do pai. “A família ficou muito emocionada, superou nossas expectativas. Tudo muito bonito, quando entrei na Escola eu até chorei”. O Sr. José Luiz faleceu em 2010, aos 85 anos.

Face I 25

A inauguração da ‘Escola da Leitura’ também marcou a comemoração do aniversário de 1 ano da Criativa Leitura. O primeiro módulo da Formação básica em Produção Literária já começa no dia 14/3. Além das aulas, as turmas do Colégio Delce Horta recebem lanche e material exclusivo da editora. Outras escolas públicas e instituições que se interessarem podem fazer contato com a Criativa Leitura para o estudo de novas parcerias.

Clique aqui e veja mais fotos da inauguração da ‘Escola da Leitura’.

Clique aqui para saber mais sobre a editora.

Clique aqui para saber como foi a visita exclusiva da família do Sr. José Luiz de Oliveira ao projeto.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto ‘Escola da Leitura’.

Clique aqui e leia a notícia de quando a parceria com o Colégio Delce Horta foi estabelecida.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

ENDEREÇO

Avenida Francisco Chrisostomos Torres, 110, Complemento 101, Bairro São Luís
Volta Redonda│RJ│27.286-440│Brasil

TELEFONE

No momento, contato por e-mail.

REDES SOCIAIS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta: das 9h às 12h e das 13h às 18h