NOTÍCIAS

17 de novembro de 2016

Criativa Leitura e Colégio Academia promovem bate-papo com o autor de ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’

O encontro aconteceu ontem, 16/11, com as turmas do oitavo ano e foi marcado pelo clima de informalidade e interesse dos estudantes em relação ao tema, resultando em várias perguntas, opiniões e comentários. A iniciativa faz parte do projeto da editora ‘Eventos da Leitura’, que leva o assunto de um livro e o seu escritor para atividades em escolas.

05

Em ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’, o autor, Marcio Marinho Nogueira, faz uma abordagem educativa sobre o uso problemático de drogas. De forma lúdica, informativa e com o apoio de textos breves e ilustrações interativas, o livro visa atuar na esfera preventiva.

De acordo com o professor de português do Colégio Academia, Edson Munck, a leitura da obra foi uma das formas criadas ao longo do ano para trabalhar a temática das drogas com os(as) alunos(as). Disse, ainda, que a visita do escritor cooperou para que o projeto da escola se tornasse mais significativo para as turmas. “Ler um livro escrito por um médico com larga experiência no tema e ter a oportunidade de um bate-papo com o autor sobre as impressões e as dúvidas que apareceram foi muito importante”, afirma.

O professor Edson Munck também destacou algumas características de ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’ e a maneira como o conteúdo foi elaborado pelo escritor. “Certamente, o Mequinho vai continuar na memória de todos nós que o conhecemos ao longo desses últimos dias. E o bom disso é que ele nos ajuda a entender o tema da dependência de maneira leve e instrutiva, na perspectiva da prevenção e da conscientização”, conclui Edson.

Para o sócio-diretor da Criativa Leitura, Marcelo Wutke Nogueira, a adoção do livro como obra paradidática de leitura revela o comprometimento da editora em publicar conteúdos relevantes. “Colaborar com os projetos pedagógicos das instituições de ensino é um grande objetivo nosso e, nesse sentido, o acolhimento do Colégio Academia, desde o primeiro momento, nos encheu de alegria”, diz Marcelo.

Além de trabalhar a temática do livro em sala de aula, os(as) professores(as) de língua portuguesa do colégio também incentivaram as turmas a recriarem a história de Mequinho com a elaboração de poemas narrativos e o uso da técnica parágrafo circuito. O criador de Mequinho, Marcio Marinho, ficou feliz em ver os desdobramentos que a leitura da obra proporcionou. “Isso mostra os múltiplos caminhos para se conscientizar e as várias formas para se buscar o desenvolvimento de potenciais”, aponta Marcio. Leia os trabalhos clicando aqui.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento no Colégio Academia – Juiz de Fora/MG.

Clique aqui e leia a notícia do evento divulgada pela assessoria do Colégio Academia – Juiz de Fora/MG.

Clique aqui para saber mais sobre a editora.

Clique aqui para conhecer o projeto da editora ‘Eventos da Leitura’, que promove encontros literários em instituições de ensino particulares.

Clique aqui para outras informações sobre o livro ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’.

Clique aqui para baixar gratuitamente a música do livro ‘A Viagem de Mequinho ao Fundo do Poço’.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

ENDEREÇO

Rua Tenente Manoel Corrêa, 253, loja 3, Bairro Centro| Canela│RS| 95.680-000│Brasil

TELEFONE

No momento, contato por e-mail.

REDES SOCIAIS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Em breve.